Broca de Madeira – Biologia do Inseto

Broca de Madeira – Biologia do Inseto
Dedetização

Dedetização

Broca de Madeira – Biologia do Inseto – 24 Horas

Conte com a Empresa Líder Desde 1980 – Construsul Dedetizadora Porto Alegre: Empresa Dedetizadora de Barata de Francesinha Porto Alegre, Dedetização de Barata de Francesinha Porto Alegre. 

Whatsapp: 99802-4242 – Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Dedetizadora Porto Alegre


Broca de Madeira – Biologia do Inseto Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre 

As brocas são freqüentemente confundidos com os cupins, especialmente com os cupins de madeira seca, por também expelirem resíduos (pó) das peças atacadas.

As brocas cujos adultos são os besouros, pertencem à ordem dos Coleópteros e diferentemente dos cupins, as brocas de madeira não são insetos sociais. Uma madeira atacada por brocas pode conter dezenas ou centenas de indivíduos, entretanto cada um vive independentemente dos outros.


Broca de Madeira – Anobídeos

Construsul Dedetizadora Porto Alegre 

Os Besouros da família anobílidae apresentam hábitos alimentares variados, podendo atacar sementes e caules de várias plantas, produtos manufaturados de origem vegetal e animal, madeira, livro, etc.

Para a postura dos ovos, a fêmea desses insetos procura geralmepo de brocante na madeira bruta, não polidas, pequenas frestas ou antigos orifícios de emergência. Substratos relativamente moles ou felpudos, são também preferidos para a postura de ovos. A fêmea coloca, em média, cerca de 30 ovos. As larvas eclodem entre 14 a 18 dias após a postura. A fase larval dura aproximadamente um ano, a de pupa cerca de três semanas e o adulto em torno de um mês.

Dentre as espécies xilófagas há algumas que preferem madeiras antigas, razão pela qual são freqüentemente encontradas atacando acervos de museus. As razões para esta preferência não está de todo esclarecida, havendo fortes indícios de que, com o passar do tempo, a madeira, modificando-se quimicamente, torna-se mais atrativa para esses insetos.


Broca de Madeira – Lictídeos

Construsul Dedetizadora Porto Alegre 

Diferentemente dos anobídeo, a família Lytidae é essencialmente xilófaga. O amido, principal fonte de alimento desses insetos, é encontrado principalmente na região de alburno das madeiras. Madeiras ricas em amido, como é o caso da virola, são preferidas pelos lictídeos.

Dentre as brocas de madeira, os lictídeo são o que toleram os mais baixos teores de umidade, tendo sido registrado sua presença em madeiras com 7% de umidade.po de lictideos

Os lictídeos mais freqüentemente encontrados entre nós, são espécies do genênos Lyctus e Minthea. O ataque de lictídeos é facilmente reconhecido pelo resíduo muito fino, semelhante a talco, que é expelido pelo orifício de emergência do adulto.

A fêmea deposita os ovos no lúmen dos vasos de madeira, que antes é testada quanto à quantidade de amido. Portanto, a quantidade de amido, o número de vasos e o tamanho do lúmen são fatores fundamentais para determinar a susceptibilidade de uma madeira ao ataque de lictídeos.

A duração do ciclo de vida é muito variável. Em condições ótimas de temperatura. Em condições ótimas de temperatura, umidade e qualidade nutritiva da madeira, a duração do ciclo de vida pode ser de apenas quatro meses.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre