Dedetizadora de Pulga

Dedetizadora de Pulga

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – Dúvidas de Dedetização?

Como Dedetizar Pulga? Dedetizadora Pulga Porto Alegre Explica

Conte com a Empresa Líder Desde 1980 – Construsul Dedetizadora Porto Alegre, Dedetização de Pulga Porto Alegre. 24 Horas na Zona Sul a Zona Norte. 

Whatsapp: 99802-4242 – Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Dedetizadora Porto Alegre

Introdução a Biologia das Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – Chegando pela Península Itálica, em 1348, essa doença afligiu tanto o corpo, quanto o imaginário de populações inteiras que sentiam a mudança dos tempos por meio de uma manifestação física. Assim como a Aids, a peste negra foi considerada por muitos um castigo divino contra os hábitos pecaminosos da sociedade.

O contato humano com a doença desenvolve-se principalmente pela mordida de pulgas ou pela transmissão aérea. Em sua variação bubônica, a bactéria cai na corrente sangüínea, ataca o sistema linfático provocando a morte de diversas células, e cria dolorosos inchaços entre as axilas e a virilha.

Com o passar do tempo, esses inchaços, conhecidos como bubões, se espalham por todo corpo. Quando ataca o sistema circulatório, o infectado tem uma expectativa de vida de aproximadamente uma semana.

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre. Além de atacar o sistema linfático, essa doença também pode atingir o homem pelas vias aéreas atacando diretamente o sistema respiratório.


Biologia das Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – Segundo a taxonomia, ciência que trata do estudo, classificação e descrição das espécies, as pulgas são animais pertencentes ao Filo Arthropoda (animais com patas articuladas e exoesqueleto de quitina), Classe Insecta (possuem 3 pares de patas, 1 par de antenas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome), Ordem Siphonaptera (siphon = tubo; áptera = sem asas), com mais de 2.400 espécies conhecidas.

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre. No Brasil, já foram identificadas cerca de 56 espécies. Para diferenciar umas espécies das outras, os cientistas se baseiam, principalmente, nas numerosas cerdas presentes na cabeça, atrás das antenas, e nas localizadas próximas à boca.


Hábitos das Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – As pulgas adultas são hematófagas obrigatórias, ou seja, alimentam-se exclusivamente do sangue retirado de seus hospedeiros, os quais são aves e mamíferos, incluindo os humanos. Devido a essa relação de prejuízo para o hospedeiro (que tem seu sangue sugado) e de vantagem para a pulga (que se alimenta do sangue do hospedeiro, prejudicando-o)

Este inseto é considerado um parasita, que, por viver na parte externa do corpo do hospedeiro, é chamado de parasita externo ou ectoparasito. Durante a fase larvária possuem hábitos de vida livre.

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre. Algumas espécies apresentam um hospedeiro específico; outras, embora apresentem hospedeiros preferenciais, podem sugar outros animais, daí sua importância na transmissão de doenças.


Espécies mais Importantes das Pulgas e Onde Vivem

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

As espécies mais importantes de pulgas são:

Pulex irritans

É a que mais a ataca o homem, porém pode se alimentar também do sangue de outros hospedeiros.

Xenopsylla cheopis

É a pulga dos ratos domésticos, principal transmissora da peste bubônica (também conhecida como “peste negra”)

Tunga penetrans

Conhecida popularmente como “bicho-de-pé. Porco, homem, cão e gato são seus principais hospedeiros. Em geral, penetra o pé do homem, causando coceira e podendo transmitir outras doenças, como tétano e micoses.

As pulgas podem viver em dois ambientes:

1) No hospedeiro (maioria das espécies), podendo ser encontradas em dois lugares:

– Nos pêlos, alimentando-se intermitentemente: Xenopsylla spp., Ctenocephalides spp., Polygenis spp.

– Na pele, onde penetram todo o corpo e alimentam-se permanentemente: Tunga sp.

2) Fora do hospedeiro (ninho), procurando-o apenas para hematofagia: Pulex irritans.


Ciclo de Vida das Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – Dependendo da temperatura e da umidade, os ovos eclodem dentro de 2 a 12 dias. Em temperaturas baixas, podem se manter neste estágio por até um ano. Do ovo sai uma larva de vida livre, ou seja, que não é parasita. Esta larva se alimenta de quase tudo, especialmente de fezes de pulgas adultas.

No fim de um período de 9 a 20 dias tece um casulo de seda com grãos de poeira, formando-se a pupa, que fica neste estágio durante cerca de 5 a 10 dias a 26 oC, quando então atinge o estado adulto. Em condições desfavoráveis (como baixas temperaturas, em torno de 10ºC), o adulto pode levar até 200 dias um ano para abandonar o casulo.

Após sair do casulo, o adulto precisa passar por um intervalo de 24 horas para poder se alimentar. Depois do primeiro repasto sangüíneo (primeira refeição), o adulto se acasala.

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre. O tempo de vida de uma pulga adulta varia entre as espécies. Por exemplo, Pulex irritans, quando em ótimas condições de temperatura e umidade e disponibilidade de alimento, pode viver por até 500 dias, enquanto Xenopsylla cheopis, nas mesmas condições, vive até 100 dias.


Doenças Causadas pelas Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – Podem causar doenças atuando como parasitas, transmissores (vetores) ou como hospedeiros intermediários. Observação: hospedeiro intermediário ocorre normalmente em doenças parasitárias, em que o parasita necessita passar por dois hospedeiros, um definitivo (onde ocorre a fase sexuada do ciclo evolutivo) e um intermediário (onde ocorre a fase assexuada do ciclo evolutivo).

Pulgas atuando como parasitos

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – Causam espoliação sanguínea, por alimentarem-se do sangue do hospedeiro que, no caso, pode ser o homem. Existem várias espécies que continuam a exercer a hematofagia mesmo após repletas.

Animais de pequeno porte ou crianças podem desenvolver anemia, no caso de parasitismo intenso. Provocam irritação da pele devido à picada, podendo causar alergias e irritação da pele com prurido (coceira).

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre. Podem causar lesões na pele nos locais da picada, com possível veiculação de doenças oportunistas: tétano, gangrenas gasosas e micoses. Essas doenças serão melhores explicadas à diante.


Combate às Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – O combate é feito através de medicamentos usados nos hospedeiros, que normalmente são os cães, e de pulicidas usados no ambiente. O combate às pulgas que infestam os cães é feito através de xampus, microcápsulas, talcos, coleiras e gotas com pulicidas.

A volta ao domicílio só pode ser feita após intervalo e com intensa ventilação. Os medicamentos mais usuais estão descritos a seguir:

Xampus: atuam na remoção mecânica dos parasitas adultos e, os que atuam com o uso de óleo, dificultam e fixação do parasita aos pêlos e à pele.

Advantage Duo (Bayer): atua no sistema nervoso de pulgas adultas (do gênero Ctenocephalides) presentes nos cães; tem segurança para aplicação nos animais, e mata pulgas por contato, sem que estas tenham necessidade de estarem aderidas à pele do animal. O produto é à base de ivermectina e elimina pulgas reinfestantes devido à sua ação residual (continua agindo mesmo após algum tempo da aplicação).

Fleegard (Bayer): indicado para o controle ambiental de pulgas adultas do gênero Ctenocephalides, é um aerossol que não deve ser aplicado direto sobre os animais. Eficiente por até seis meses.

Frontline Plus (Merial): age contra adultos, larvas e ovos. As glândulas sebáceas atuam como reservatório do medicamento, sendo este de ação prolongada. O medicamento tem dois princípios ativos: um é o Fipronil que age contra adultos, e outro é o S – metopreno, que atua como inibidor do crescimento, impedindo o desenvolvimento de ovos e larvas.


Dicas sobre as Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Algumas medidas simples podem ser tomadas para prevenir a proliferação de pulgas:

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – Limpar a casa pelo menos uma vez por semana, de preferência utilizando um aspirador de pó, o qual recolhe não apenas ovos, larvas e pupas, mas também a poeira que serve de alimento para as larvas;

– Lavagem do piso dos domicílios;

– Evitar o uso de carpetes;

– Lavagem de panos e tecidos frequentemente;

– Manter a higiene dos animais domésticos, bem como lavagem de suas “camas”;

– Impedir o contato dos animais de estimação com outros que ficam andando pela rua sem dono, pois estes
normalmente transmitem pulgas;

– Usar calçados para prevenir a penetração de pulgas e “bichos-de-pé”.


Curiosidades sobre as Pulgas Porto Alegre

Construsul Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre – O sangue ingerido do hospedeiro normal é digerido mais depressa do que o ingerido dos hospedeiros não usuais. A espécie de pulga Pulex irritans é má transmissora de peste bubônica, pois se auto-esteriliza, eliminando facilmente a bactéria (Yersinia pestis), causadora de peste bubônica.

A pulga encontra o hospedeiro através de estímulos visuais, térmicos e olfatórios. Uma pulga pularia o equivalente a 42,5m se fosse um homem de 1,70m!

Dedetizadora de Pulga Porto Alegre. Para identificação rápida de uma pulga: ao ver um pequeno ponto preto coloque-o num pedaço de papel ou em contato com água e a pulga se dissolverá em uma mancha de cor vermelha ou marrom.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre