Formiga

Formiga
Dedetização

Formiga – Dúvidas de Dedetização Porto Alegre

Como Funciona a Dedetização de Formiga? Dedetizadora Porto Alegre de Formiga

Conte com a Empresa Líder Desde 1980 – Construsul Dedetização Porto Alegre, Dedetização Porto Alegre de Formiga, Dedetizadora Porto Alegre de Formiga. 

Whatsapp: 99802-4242 – Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Dedetizadora Porto Alegre

Biologia – Formiga Porto Alegre

Construsul Dedetização Porto Alegre

As formigas tem sucesso em uma grande quantidade de ambientes, pois podem utilizar-se de uma grande variedade de alimentos. Elas freqüentemente se alimentam de diversos produtos afim de aproveitar os recursos disponíveis no ambiente em que vivem.

Elas utilizam uma grande variedade de plantas e matérias animais, mas muitas espécies mostram preferência por alimentos ricos em açúcar, carboidratos, óleos e proteínas. Algumas espécies são predadoras eficientes de outros insetos e aranhas e mais de 30% da dieta das formigas é oriunda de artrópodos.

As operárias não se alimentam de sólidos, mas usam suas mandíbulas para quebrar alimento sólido e aproveitar os líquidos oriundo destes. Os alimentos líquidos são armazenados em um papo que posteriormente é passado para outras operárias, larvas, e rainha(s). Este fenômeno de transferência de alimento é denominado trofalaxia.

Larvas de estágios mais avançados podem digerir alimento sólido. As operárias oferecem pedaços de alimentos que são depositados em uma bolsa infrabucal. As larvas regurgitam enzimas digestivas que digerem o sólido tornando-o líquido. As operárias coletam este alimento digerido e passam por trofalaxia para as demais membros da colônia.


Formiga Porto Alegre – Espécies de formigas urbanas:

Construsul Dedetização Porto Alegre

Formiga Faraó (Monomorium pharaonis)

Os adultos são amarelos e pequenos. Possuem dois nós no pedicelo, a antena possui 12 segmentos e um grupo de três segmentos maiores a ponta. As colônias possuem um número muito grande de operárias, e possuem centenas de fêmeas reprodutivas em cada colônia. As novas colônias são formadas facilmente, necessitando somente de uma fêmea fértil e algumas operárias, bastando para isso migrarem para fundar uma nova colônia.

Formiga do Fogo (Solenopsis spp)

Comumente chamadas de lava-pé. Possuem dois nós no pedicelo e um ferrão no abdômen. A antena possui somente 10 segmentos e no final um grupo com dois segmentos maiores. Formam ninhos em montículos de terra que são circulares, e se localizam normalmente em áreas externas como embaixo de pedras ou cobrindo objetos.
Cada colônia possui o seu território próprio, e podem ser atraídas por equipamentos eletrônicos causando sérios problemas. Essa espécie se alimenta de quase tudo, seja planta ou animal, tendo preferência por alimentos com proteínas.

Formiga Carpinteira (Camponotus spp)

Possuem somente um nó no pedicelo. Seu toráx quando visto de lado é uniformemente arredondado. Esta espécie de formiga possui colônias de tamanho moderado, possuindo em média três mil operárias. Podem construir ninhos satélites ligados a um ninho maior no solo. Normalmente atacam madeiras que foram afetadas por fungos, ou madeiras mortas de árvores, apesar de não comerem a madeira.

Formiga Argentina (Iridomym ex humilis)

Possuem somente um nó no pedicelo e um tórax desuniforme. A cor varia de claro a um marrom escuro. Antena com 12 segmentos, sem segmentos maiores. Normalmente a colônia está localizada próxima a fonte de alimento (açúcar e doces) e água., como pias, canos, potes de plantas, etc. Possuem muitas rainhas e muitas vezes são agressivas, eliminando outras espécies de formigas do local.

Formiga Maluca (Paratrechina s.p)

Possuem somente um nó, pernas e antenas extremamente longas em comparação com o corpo. As antenas possuem 12 segmentos, sendo o primeiro segmento grande. A cor varia de um marrom escuro para um preto.
São conhecidas por este nome por serem muito rápidas na sua movimentação. As colônias normalmente são pequenas, compostas de 2.000 operárias e de 8 a 40 rainhas. São conhecidas por abandonar o local do ninho e mudar para outro.


Dedetização – Formiga Porto Alegre

 Construsul Dedetização Porto Alegre

Os técnicos farão uma inspeção bastante detalhada identificando as áreas e as espécies infestantes. Depois de realizada a inspeção o técnico verifica se o ambiente está adequado para a realização do serviço. Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização nas possíveis áreas de infestação das aranhas.

A pulverização consiste em aplicar produto líquido em toda a área do chão, alto da parede e no meio de entulhos. Pode-se aplicar o produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa atingir partes que na pulverização normal não atinge.


Formiga Porto Alegre – Técnicas de Aplicação:

Construsul Dedetização Porto Alegre

PULVERIZAÇÃO – É a mais comum das técnicas de aplicação. Usando um pulverizador o inseticida é diluído em água (no tanque do pulverizador) e depois de fechado é feito o bombeamento através de uma alavanca manual que pressuriza o líquido, apertando-se o gatilho da lança a calda inseticida sai através de um bico dosador e pode ser aplicada nas superfícies ou nos locais de infestação.

Essa técnica permite a aplicação de inseticidas líquidos, formulados em Concentrado Emulsionável, Suspensão Concentrada, Micro-encapsulado e Pó Molhável.

ATOMIZAÇÃO – É quando usa-se um atomizador com motor à gasolina de 2 tempos. O motor faz girar uma ventoinha que gera um turbilhão de “vento” num duto e na saída desse é liberado a calda inseticida que devido a força do “vento” vindo pelo duto “quebra” a calda inseticida em partículas finas ou seja atomizadas. A vazão é controlada com um registro com 4 níveis de abertura.

Essa técnica também permite a aplicação de inseticidas líquidos, formulados em Concentrado Emulsionável, Suspensão Concentrada, Micro-encapsulado, Pó Molhável.


Formiga Porto Alegre – Efeito dos inseticidas:

Construsul Dedetização Porto Alegre

Desalojante – Provoca a saída do inseto de seu esconderijo. Essa característica vai depender do grupo químico e da molécula do principio ativo do inseticida. Geralmente os inseticidas líquidos formulados em concentrado emulsionável causam esse efeito desalojante. Choque – Elimina instantaneamente o inseto. Essa característica é importante quando não se deseja que insetos saiam perambulando pelo ambiente depois da aplicação. A molécula do inseticida tem um efeito knock-dow e em cerca de 1 minuto mata os insetos.

Residual – Garante ação inseticida por longo tempo. Essa característica vem sendo questionada e hoje não existem muitos inseticidas para uso urbano que deixem um longo tempo de residual no ambiente tratado pois, com as questões ambientais em evidência no mundo todo não é mais aceitável que um inseticida permaneça por longos períodos no ambiente como era a principal característica do grupo químico dos Organoclorados = DDT (hoje proibidos).


Cuidados – Formiga Porto Alegre

Construsul Dedetização Porto Alegre

Todas as pessoas deverão sair do local, durante o mínimo de 12 horas. Recém nascido, gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 24 horas.

Todas as pessoas que acompanham a aplicação deverão usar máscara contra inseticida, não podendo comer, beber ou fumar durante a aplicação e 30 minutos após. Depois do serviço deve-se lavar as mãos e o rosto com água corrente. Não podem acompanhar o serviço gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

O serviço pode ser acompanhado pelo dono da casa ou uma pessoa de sua confiança. Ao término do serviço esse acompanhante deve fazer uma vistoria nas áreas tratadas e lavar as mãos e rosto com água corrente. Se nada for constatado de irregularidade nesta vistoria, o mesmo assina do documentação.

Gestantes, pessoas alérgicas e com problemas respiratórios não podem participar nem acompanhar a limpeza após a aplicação. Quem participar da limpeza deverá usar luvas, sapatos ou tênis. Após o serviço lavar as mãos e rosto com água corrente. Não cumprimento de qualquer uma das providências citadas, implica na isenção de toda e qualquer responsabilidade por parte da empresa contratada.


Prevenção – Formiga Porto Alegre

Construsul Dedetização Porto Alegre

Recolher restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados. Vedar frestas de pisos, azulejos, portais e de outros locais que ofereçam condições de abrigo para as formigas.

Não acumular madeira em locais úmidas. Observar a presença de formigueiros em vasos de plantas e jardineiras. Excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc.


Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre

Dedetizadora Porto Alegre