Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre trabalha com todos os tipos e tamanhos de caixas d’água, apresentando soluções profissionais para a correta higienização. Os mesmos procedimentos são utilizados em indústrias, conjuntos residenciais e comércios. Em alguns casos é necessário o hidrojateamento para executar o serviço de limpeza de caixa d’água em todo o sul. O hidrojateamento com baixa, média ou alta pressão remove toda a sujeira e limo presos no fundo e paredes do reservatório.

Laudo de Limpeza e Desinfecção de Caixas de Água

Validade das Inspeções: ANUAL exceto se ocorrer quaisquer das seguintes situações:

a) mudança nos procedimentos, finalidades, condições ou operações de trabalho;
b) evento que indique a necessidade de nova Inspeção;
c) mudança de empresa;
d) troca de máquina ou equipamento.

Será emitido Documento Técnico por Profissionais Legalmente Habilitados Perito e Engenheiro de Segurança do Trabalho com ART. Os Equipamentos utilizados possuem Atestado de Aferição vigente e demais equipamentos são analógicos. As paredes e a parte inferior da caixa d’água apresentam grande concentração de sujeira e sedimentos que, com o passar tempo, vão se acumulando. Durante o serviço, é preciso ter cuidado para que essas impurezas não desçam pelos canos e danifiquem e/ ou causem o entupimento dos ramais.

A Empresa Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre usa técnicas para verificar e avaliar a hidráulica do imóvel e a reais condições dos seus componentes. Técnicos são certificado para realizar serviços com segurança. Caso uma regulagem seja eventualmente necessária, os profissionais da Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre são treinados para realizar a manutenção dos canos, joelhos, tubos, conexões e vedações.

Existem caixas d’água de diferentes tipos e capacidades, como as de polietileno, concreto, fibra de vidro e aço inoxidável. Quanto maior a capacidade de armazenamento, mais resistente deve ser o material usado na confecção da caixa. Os modelos mais comuns para uso residencial, de fibrocimento ou polietileno.

Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

A Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre observe que cada caixa, independente do seu tamanho, deve garantir o abastecimento de água potável por, pelo menos, dois dias em caso de desabastecimento por suspensão do fornecimento de água da rua pela concessionária. Porém, essa capacidade de armazenamento pode variar, dependendo da quantidade de pessoas que moram no local e a quantidade de água que elas costumam consumir. Em apartamentos, o consumo médio estimado é de 200 litros por pessoa.

A diferença está na maior pressão da água dos prédios, que permite que apenas uma caixa de grande porte atenda a todos os andares, até mesmo os mais elevados. Independentemente disso, o intervalo para limpeza da caixa d’água deve ser o mesmo: semestralmente, duas vezes por ano. E lembre-se: a caixa tem que ser muito bem limpa. Daí, a importância de se contratar a Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre para serviços para limpar sua caixa d’água. Parece simples, mas lavar a caixa d’água, não é tão fácil.

A Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre sabe que a higienização das caixas d’água deve ser feita regularmente (duas vezes ao ano), com intervalo de seis meses, a limpeza impede a proliferação de fungos e bactérias que contaminam a água com doenças nocivas à saúde humana. Problemas graves podem ser causados pela simples falta de conhecimento. O uso de produtos como detergente, sabão e solventes não são indicados para a lavar caixas, pois podem contaminar a água e torná-la inútil para cozinhar etc.

Para uma perfeita limpeza é necessário utilizar água sanitária, hipoclorito de sódio e cloro para a higienização e desinfecção. A Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre com sua esquipe de limpeza pensam em tudo, inclusive no aproveitamento da água ainda restante na caixa para a limpeza. Uma lâmina de aproximadamente 20 centímetros de água deve ser deixada no fundo da caixa para ser usada na lavagem do fundo, paredes e tampa. São usados panos úmidos macios e de boa qualidade, que não soltam fiapos.


Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Serviço de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Como Limpar sua Caixa d’Água?

É muito importante que a caixa d’água seja limpa de 6 em 6 meses, para garantir que o abastecimento de água para a sua família seja saudável. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

01 – Feche o registro de Entrada.

02 – Após fechar o registro de entrada, consuma e reserve parte da água do reservatório para realização de atividades domésticas, mas tome o cuidado de manter cerca de um palmo de água dentro do reservatório, para ser utilizada na limpeza.

03 – Feche o registro de saída para impedir que a água, ou resíduos, do procedimento de limpeza contaminem a tubulação e os pontos de consumo.

04 – Utilize pano e esponja macia para limpar o fundo e as paredes internas do reservatório. Se for necessário, utilize pá plástica e escova de cerdas de fibra vegetal, ou cerdas plásticas macias, para retirar excessos de sujeira/resíduos do reservatório.

IMPORTANTE: nunca utilize vassouras, escova de cerdas metálicas, detergentes e qualquer tipo de sabão, no procedimento de limpeza da caixa d´água.

05 – Descarte a água suja pela tubulação de limpeza. Se for necessário, utilize parte da água reservada (Passo 2), para limpar completamente as paredes e o fundo da caixa.

IMPORTANTE: nunca descarte a água suja pela tubulação de saída (pontos de consumo, como: torneiras, chuveiros e descargas), pois todos os resíduos provenientes do processo de limpeza ficarão acumulados nesta tubulação e contaminarão a água utilizada para consumo.

06 – A água suja que não descer pela tubulação de limpeza e ficar no fundo do reservatório deve ser retirada com a ajuda de um pano, esponja ou balde.

07 – Após descartar toda a água suja do reservatório, feche o registro de limpeza.

08 – Mesmo com a caixa sem sujeira aparente, o procedimento de limpeza ainda não foi concluído. É necessário fazer a sanitização do reservatório e, posteriormente, dos pontos de consumo. Para iniciar esta etapa, abra o registro de entrada.

IMPORTANTE: mantenha os demais registros fechados.

09 – Encha a caixa d’água com cerca de 1 (um) palmo de água, feche o registro de entrada.

10 – Adicione cerca de 1 L (um litro) de água sanitária para cada caixa de 1.000 L. Ou seja, se a Caixa for de 500L, adicione 0,5 L (meio litro) de água sanitária. Se ela for de 2.000 L, adicione 2 L (dois litros).

Deixe esta mistura na caixa por 2 (duas) horas e, a cada 30 minutos, com o uso de um pano ou de uma brocha, passe a solução nas paredes internas e na tampa do reservatório.

IMPORTANTE: não utilize esta mistura (solução) para consumo.

11 – Ao final das 2 (duas) horas, abra o registro de saída, torneiras e descargas, para que a solução contendo água sanitária faça a sanitização da tubulação de saída/consumo.

12 – Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água.

IMPORTANTE: mantenha o registro de saída aberto.

13 – Coloque a tampa na caixa d´água, assegure que ela esteja travada e deixe registrada a data da próxima limpeza na parede externa da caixa.

OBSERVAÇÃO: por segurança, para descartar qualquer resíduo da água sanitária que, porventura tenha ficado na tubulação, utilize a parte da primeira água armazenada na caixa para lavar pisos, banheiros e limpar quintal.


Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Empresa de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Em primeiro lugar os técnicos da Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre são certificado para realizar serviços com segurança, o bom das nossas equipe e qualidade nos serviços. Pois todos os profissionais da empresa possuem certificação de treinamento NR33 (trabalhos em espaços confinados) e NR35 (trabalhos em altura), dispondo de todos os equipamentos de segurança constantes exigidos pelas normas do Ministério do Trabalho, na hora da limpeza de caixa e reservatório d’água com segurança.

O serviços executado pela Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre na área de limpeza de caixa d’água e higienização de reservatórios são realizados por uma equipe altamente qualificada na execução técnica das atividades, assim como no cumprimentos das normas de seguranças NR 33 e NR 35. Pois entende-se como trabalhadores indiretamente envolvidos aqueles que, não atuando com diferença de níveis, estão no entorno das atividades, sujeitos aos riscos relativos ao trabalho em altura.

Toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda. Adotou-se esta altura como referência por ser diferença de nível consagrada em várias normas, inclusive internacionais. Facilita a compreensão e aplicabilidade, eliminando dúvidas de interpretação da Norma e as medidas de proteção que deverão ser implantadas. Trabalho em altura é, portanto, qualquer trabalho executado com diferença de nível superior a 2,0 m (dois metros) da superfície de referência e que ofereça risco de queda.

A Desentupidora Porto Alegre Zona Norte de Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre trabalha para oferecer água de qualidade para toda a cidade. Então para manter essa qualidade, faça a limpeza da caixa d’água ou cisterna de seu imóvel a cada seis meses. Programe a limpeza de caixa de água na grande poa com antecedência e tome as providências necessárias ou seja reserve uma quantidade de água para consumo, utilize toda a água necessária antes de iniciar a limpeza, separe o material de limpeza necessário e verifique as condições de segurança.


Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

NR 33 – PARA LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA

Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

A Norma Regulamentadora nº 33 ou NR-33, titulada de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação dos espaços confinados, do reconhecimento, da avaliação, do monitoramento e do controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

33.1.1 Assim norma tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

33.1.2 Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Então as norma NR 33 do Ministério do Trabalho tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos de segurança para a correta identificação e reconhecimento de espaços confinados, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, visando garantir de forma permanente a segurança e saúde dos trabalhadores e que interagem de forma direta ou indiretamente nestes espaços. Entende-se por espaço confinado qualquer local não projetado para ocupação humana, que tenha meios limitados ou reduzidos de entrada e saída, onde a ventilação seja insuficiente para retirar os agentes contaminantes, que possa sofrer enriquecimento ou falta de oxigênio necessário para uma respiração natural.


Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

NR35 – PARA LIMPEZA DE CAIXA E RESERVATÓRIO D’ÁGUA

Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Então esta norma NR 35 do Ministério do Trabalho tem como objetivo definir os requisitos mínimos e as ações básicas de proteção para o trabalho em altura, no planejamento, na organização e a execução, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores. A equipe de profissionais da nossa empresa seguem todos os procedimentos da norma NR 35, assim como fazem obrigatoriamente uso de todos os equipamentos de segurança constantes exigidos pelas normas do Ministério do Trabalho, como: tripé de resgate, medidores de gases, trava quedas, cinto de segurança em Y, insuflador/exaustor, etc.

35.1 Pois objetivo e campo de aplicação, a norma destina-se à gestão de Segurança e Saúde no trabalho em altura, estabelecendo requisitos para a proteção dos trabalhadores aos riscos em trabalhos com diferenças de níveis, nos aspectos da prevenção dos riscos de queda. Conforme a complexidade e riscos destas tarefas o empregador deverá adotar medidas complementares inerentes a essas atividades. A Norma não é aplicável às atividades previstas na Lei 5.889 de 08 de junho de 1973, que estatui Normas Reguladoras do Trabalho Rural.

35.1.1 Conforme esta norma estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Portanto o termo “mínimos” denota a intenção de regulamentar o menor grau de exigibilidade, passível de auditoria e punibilidade, no universo de medidas de controle e sistemas preventivos possíveis de aplicação, e que, conseqüentemente, há muito mais a ser estudado, planejado e implantado. A portanto e redução estende o conceito de garantia em segurança e saúde a todos os trabalhadores envolvidos, assegurando-lhes o direito à segurança e à saúde quando houver intervenções do trabalhador com interferência direta ou indireta em serviços em altura.


Limpeza de Caixas D’água Porto Alegre

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS PARA LIMPEZA DE CAIXA D’ÁGUA

Limpeza de Caixa de Água Porto Alegre

Lei Federal que trate de limpeza de caixa d’água. Porém, existem leis estaduais e municipais que tratam do tema. De qualquer forma, quando se trata de nossa saúde e depende exclusivamente de nossas atitudes, não vejo a necessidade de se ter leis para tal. Limpar uma caixa d’água é o mínimo que devemos fazer para nos proteger de possíveis doenças. Abaixo alguns estados e municípios que possuem legislação a respeito.

Rio Grande do Sul = LEI N.o 9.751, DE 05 DE NOVEMBRO DE 1992.
Rio de Janeiro = LEI LEI No 1893 DE 20 DE NOVEMBRO DE 1991 ( DECRETO No
20.356 DE 17 DE AGOSTO DE 1994 )
No Município de São Paulo = LEI N.o 10.770, DE 8 DE NOVEMBRO DE 1989
Município de Curitiba = Lei 10540/02 | Lei no 10540 de 04 de setembro de 2002
No Município de Florianópolis = LEI No 4783/95
O Município de Sorocaba = Lei 4340/93 | Lei no 4340 de 31 de agosto de 1993
No Município de Campo Grande = LEI 4.336 10/11/2005


Caixa-d’água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

caixa-d’água é um tanque destinado a armazenar água para consumo humano, agrícola ou qualquer outra função que requeira o uso da mesma. Caixas-d’água de empresas de saneamento (distribuidoras de água) ou instalações particulares muito grandes (a partir de dezenas de milhares de litros) são denominadas reservatórios. Podem ser construídas abaixo (reservatório enterrado) ou acima do solo (reservatório elevado ou castelo d’água), neste caso em edificação própria e isolada, geralmente no alto de morros ou de edificações.

Funcionamento

Funcionamento de uma caixa d’água com estação de bombeamento (1), a caixa d’água (2) e o consumidor (3). Uma caixa d’água possui um dispositivo que pode funcionar por gravidade ou com uma bomba, que extrai água da rua ou de outro reservatório (que pode também ser chamado cisterna). Pode usar, também, um dispositivo conhecido como bóia (que regula o nível em determinada altura, nunca alto a ponto de transbordar, nem baixo a ponto de faltar água), possuindo uma saída na parte de baixo para o imóvel e outra saída, na parte de cima, o vertedouro, (chamado popularmente de ladrão), por onde sai o excesso para evitar o transbordamento.
.