O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?

O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?
Dedetização

O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar? Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a forma correta de usar a palavra dedetizar. Quando falamos nem damos tanta atenção, pois a pronúncia das palavras dedetizar e detetizar são tão parecidas que acabamos confundindo. A maior dúvida da maioria da população surge quando há necessidade de escrever.

Segundo o dicionário Aurélio, a forma correta para se referir à aplicação de inseticidas é dedetizar. O verbo dedetizar vem da palavra dedetização e é um neologismo da substância Dicloro Difenil Tricloretano (popularmente chamado de DDT). O DDT é um pesticida que foi muito usado contra insetos na Segunda Guerra Mundial. Com o passar dos anos o termo dedetização passou a ser usado para se referir a todas as substâncias similares.

Assim como acontece com as marcas Gillete, Xerox e Bombril. É por isso que, embora o uso do DDT no Brasil seja proibido, o termo dedetização continua sendo usado para se referir ao combate de pragas urbanas. A história das pragas urbanas tem relação direta com a sofisticação das sociedades humanas. As regiões que possuem os relatos mais antigos desse problema são a Europa, a Ásia e as Américas, por volta dos séculos XI e XII. Antes disso, há registros de camundongos na China e Egito.

Em vista dos problemas em saúde pública decorrentes desses animais, o homem desenvolveu técnicas, como controle químico usando o inseticida organoclorado DDT, daí usualmente o termo dedetização, utilizado com a finalidade de reduzir as populações de insetos em ambiente urbano. Estes produtos foram proibidos por lei há mais de 20 anos devido à alta toxicidade. O termo mais atual é desinsetização, o qual designa produtos que possuem um período de meia-vida inferior, tornando-os menos agressivos para o homem e o meio ambiente.

Os programas atuais de controle de pragas devem incluir diversos níveis de intervenção, abordagem a qual é designada Controle Integrado de Pragas (CIP). Pretende-se com esta abordagem aperfeiçoar as técnicas de controle de pragas tendo em consideração critérios ecológicos, econômicos e toxicológicos. Assim, o CIP de Pragas inclui a inspeção dos locais afetados, a identificação e o conhecimento detalhado da praga.

A determinação da necessidade do controle, o planejamento das atividades desenvolvidas, a implementação de medidas de controle e, finalmente, a supervisão das medidas implementadas e avaliação dos resultados obtidos. O controle das pragas urbanas por empresas de dedetização tem então como finalidade a proteção da saúde e do bem estar da população.

Impedindo a partilha dos alimentos, das habitações e dos locais de trabalho e lazer com insetos, roedores e outras espécies de pragas. Ele é um sistema que inclui medidas preventivas e corretivas, de modo a que as espécies de pragas sejam mantidas em níveis que não conduzam à ocorrência de problemas significativos.

O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?


O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?

Detetizar x Dedetizar – Qual a Forma Correta?

O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?

A grafia correta é dedetizar ou detetizar? Muita gente escreve a palavra de forma incorreta. Neste artigo, vamos mostrar qual a forma certa de grafar esse vocábulo. Vamos lá!

DDT

Muitos falam detetizar, mas a grafia correta é DEDETIZAR. A palavra vem do substantivo “dedetê”, que significa inseticida diclorodifeniltricloretano, também conhecido pela sigla DDT.

ex¹: Vanessa mandou dedetizar a casa para evitar uma infestação de baratas.

ex²: Ramiro tem uma empresa de dedetização.

História

Esse inseticida começou a ser utilizado na época da Segunda Guerra Mundial para exterminar insetos e combater doenças como malária, tifo e febre amarela.

Apesar do baixo custo, o dedetê demorava até trinta anos para se degradar e mostrou-se nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. Com isso, seu uso foi proibido na década de 70, mas o termo continuou a ser utilizado para se referir à aplicação de inseticidas.

O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?


O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?

Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre

Controle de Pragas Urbanas

A Dedetizadora Porto Alegre Zonas Norte está presente há três décadas no segmento de Controle de Pragas Urbanas, utilizando as mais modernas e eficazes tecnologias existentes no controle de insetos. O serviço de Dedetização ou Desinsetização é realizado para eliminar ou prevenir a infestação de diversos tipos de insetos, tais como: baratas, formigas, pulgas, aranhas, traças, moscas, pernilongos, carrapatos, entre outros.

O Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre começa com uma inspeção minuciosa do local visando identificar as pragas alvo, nível de infestação, condições e estrutura do ambiente, para assim, personalizar a aplicação de acordo com a necessidade de cada cliente. Após definir um plano de ação, nossos técnicos treinados e capacitados realizam a aplicação de acordo com o nível de infestação encontrado no local.

Contra infestação de formigas, a Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre busca identificar os possíveis focos (formigueiros), que estão geralmente em eletrodomésticos, computadores, frestas em paredes e azulejos, jardins, forros de gesso e ambientes úmidos como banheiros e cozinha. A aplicação é realizada utilizando produtos com formulações líquidas, em géis, granuladas e em pó.

Contra infestação de pulgas ou carrapatos, o serviço de Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre é realizado com a aplicação do produto em formulação líquida em portais, janelas, frestas em geral, rodapés, pisos, canis, jardins, paredes, etc. Após um período de 15 a 30 dias, retornamos ao local para uma nova pulverização de inseticida líquido, ativando novamente as moléculas dos produtos aplicados, pois só assim conseguimos interromper completamente o ciclo de reprodução das pulgas ou carrapatos e obter um controle mais eficaz e duradouro.

Contra infestação de escorpiões, o serviço de Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre é iniciado pela aplicação do veneno de formulação pó em caixas elétricas de distribuição, frestas, caixas de esgoto e de gordura, ralos. Concluído a aplicação de pó, é realizada a aplicação do produto em formulação líquida em portais, janelas, frestas em geral, rodapés, em tornos de mesas, divisórias, garagens, corredores, locais com acúmulo de entulhos e materiais em desuso e próximo a jardins.

Contra infestação de baratas, a Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre busca identificar os possíveis focos (ninhos), que no caso das baratas da espécie Blatella germânica, estão geralmente em eletrodomésticos, portais, debaixo de pias, motores de geladeira e freezer, tomadas, filtros de água, armários de cozinha e banheiros, frestas em paredes e azulejos, forros de gesso e ambientes úmidos e com muita oferta de alimento como cozinhas e banheiros. No caso das baratas da espécie Periplaneta americana, os principais focos são nas caixas de esgoto, de gordura, ralos, bueiros e fiação. A aplicação é realizada utilizando produtos com formulações líquidas, em géis e em pó, sempre utilizando o que há de mais moderno e eficaz no mercado, obtendo ótimos resultados e a satisfação do cliente.

Para qualquer outro tipo de infestação não mencionada acima, a Controle de Pragas Urbanas em Porto Alegre solicita que entre em contato conosco e tire todas as dúvidas com nossos profissionais qualificados. Eliminamos e controlamos qualquer tipo de praga urbana.

O que é Certo: Dedetizar ou Detetizar?


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Content is protected !!
× Como posso te ajudar?