Percevejo – Cimex lectularius

Percevejo – Cimex lectularius
Dedetização

Os percevejos se alimentam do sangue das pessoas e de outros animais hospedeiros, como morcegos e pássaros, e sempre existiram. O Cimex lectularius, é o que mais comumente ataca seres humanos. Conhecida como percevejo-de-cama, essa espécie ganhou esse nome porque se alimenta principalmente quando seu hospedeiro está dormindo, então a área de dormir (uma cama ou sofá) é a mais comum para que esses pequenos insetos se escondam, se alimentem ou depositem seus ovos (até cinco por dia).

Poltronas, cadeiras estofadas, estrados de cama, fendas nas paredes e molduras, pilhas de roupa, buracos no teto para lustres e praticamente qualquer área escura e protegida são, porém, ótimas moradias para os percevejos. Geralmente, eles costumam preferir madeira em vez de metal. Os adultos têm apenas 0,64 cm de comprimento e são bastante achatados, então podem entrar em quase qualquer lugar. Os mais novos dificilmente podem ser vistos a olho nu.

O percevejo tem uma camada externa em forma oval através da qual muitas vezes é possível ver o sangue de seu hospedeiro como um ponto escuro debaixo da superfície. Como muitos outros insetos, eles inserem uma extensão da “boca” parecida com uma seringa na pele do hospedeiro. Os percevejos-de-cama, na verdade, não têm preferência por uma parte específica do corpo: eles irão atacar qualquer parte exposta da pele.

Pode levar algo em torno de três a dez minutos para que o percevejo fique satisfeito O hospedeiro quase nunca acorda enquanto está sendo picado. A picada deles é mais irritante do que realmente nociva, já que o inseto não transmite doenças para os humanos.

Quando eles perfuram a pele com seus aparelhos bucais para sugar sangue, porém, liberam um pouco de saliva na pele machucada, e com o passar do tempo a exposição constante à saliva pode resultar em uma reação alérgica a picadas. Na maioria das vezes, isso significa mais coceira e inchaço do que se você tivesse sido picado por um pernilongo. As picadas ou a exposição à saliva não provocam reações alérgicas em algumas pessoas.

Dedetização

• Os técnicos farão uma inspeção bastante detalhada identificando as áreas e as espécies infestantes. Depois de realizada a inspeção o técnico verifica se o ambiente está adequado para a realização do serviço.
• Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização nas possíveis áreas de infestação dos percevejos.
• A pulverização consiste em aplicar produto líquido em toda a área do chão, alto da parede, no colchão e estrados da cama.
• Pode-se aplicar o produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa atingir partes que na pulverização normal não atinge.
• Estes insetos percebem o ambiente infectado por praguicidas, e estes podem se recolher em suas tocas.

Cuidados

• Todas as pessoas deverão sair do local, durante o mínimo de 12 horas. Recém nascido, gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 24 horas.

• Animais de qualquer espécie deverão afastar-se do local pelo prazo mínimo de 12 horas.

• Brinquedos, calçados, utensílios e pessoas devem ser retirados das áreas do chão.

• Todas as pessoas que acompanham a aplicação deverão usar máscara contra inseticida, não podendo comer, beber ou fumar durante a aplicação e 30 minutos após. Depois do serviço deve-se lavar as mãos e o rosto com água corrente. Não podem acompanhar o serviço gestantes, pessoas alérgicas ou com problemas respiratórios.

• O serviço pode ser acompanhado pelo dono da casa ou uma pessoa de sua confiança. Ao término do serviço esse acompanhante deve fazer uma vistoria nas áreas tratadas e lavar as mãos e rosto com água corrente. Se nada for constatado de irregularidade nesta vistoria, o mesmo assina do documentação.

Prevenção

• Manter a casa sempre limpa é a forma mais adequada para prevenir e controlar esta praga.
• Retire periodicamente os colchões para banho de sol ou lavagem.
• Passe sempre o aspirador de pó, utilizando o bico adequado para frestas, nos locais de difícil acesso para a vassoura ou espanador.